Search
Close this search box.

Cáceres

Humorista Thyago Mourão ministra oficina gratuita de produção de conteúdo digital em Cáceres

Publicado em

Cáceres

Cáceres recebe, no dia 16 de maio, a oficina “Humor nas Redes”, ministrada pelo humorista Thyago Mourão. A iniciativa propõe uma imersão prática no universo da produção de conteúdo digital, com foco em linguagem, performance e criação audiovisual voltada às redes sociais.

Com carga horária de 8 horas, a oficina será realizada em dois períodos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cáceres (STTR), localizado na Rua Tiradentes, no bairro São Benedito. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas gratuitas.

Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Castilho, a proposta do curso é oferecer uma abordagem prática e objetiva dos conceitos fundamentais da comunicação digital, explorando desde a construção de ideias até a produção final de conteúdos audiovisuais.

Durante a programação, os participantes terão contato com diferentes etapas do processo criativo. No período da manhã, serão apresentados os primeiros fundamentos, com dinâmicas de apresentação e análise de casos que representam as linguagens utilizadas nas redes sociais. Em seguida, os participantes serão divididos em grupos para desenvolver roteiros e estruturar narrativas, compreendendo todas as etapas necessárias para a produção de vídeos.

Após o intervalo para almoço, a oficina ganha caráter ainda mais prático. No período da tarde, os participantes irão produzir seus próprios conteúdos, passando pelas etapas de gravação e edição, com acompanhamento técnico do ministrante. O encerramento contará com um painel coletivo, onde os trabalhos serão apresentados e debatidos, promovendo troca de experiências e feedbacks entre os participantes.

A oficina “Humor nas Redes” é realizada pelo Governo de Mato Grosso por meio da SECEL, , Aqui é Mato  e Assembleia Legislativa, com apoio da Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

As inscrições, via Google Forms,  são gratuitas e devem ser feitas previamente.

“A ação representa uma oportunidade para quem deseja aprimorar habilidades na produção de conteúdo digital, especialmente voltado ao humor e às dinâmicas das redes sociais”, concluiu Alessandra Castilho.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Águas do Pantanal participou do debate sobre o PL nº 011/2026 e apresentou informações sobre a necessidade de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto no município

Publicados

em

A Audiência Pública realizada na noite desta terça-feira, 23 de junho, na Câmara Municipal de Cáceres, reforçou a importância do debate sobre o esgotamento sanitário e a necessidade de avanço na infraestrutura de saneamento básico do município.

O encontro discutiu o Projeto de Lei nº 011/2026, que autoriza a contratação de operação de crédito para a primeira etapa das obras de esgotamento sanitário em Cáceres. A audiência reuniu vereadores, representantes do Ministério Público, equipe técnica, sociedade civil, imprensa e moradores interessados em compreender os impactos do projeto para a cidade.

Para a Autarquia Águas do Pantanal, a audiência cumpriu um papel essencial: abrir espaço para o diálogo público, a apresentação de dados, o esclarecimento de dúvidas e o acompanhamento da população sobre uma pauta diretamente ligada à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Atualmente, Cáceres possui um déficit histórico no esgotamento sanitário. Segundo as informações apresentadas durante o debate, o município conta com cerca de 7% de esgoto tratado, índice muito abaixo da média nacional, que gira em torno de 52%, e distante da meta de universalização, que prevê 90% de atendimento.

A diretora executiva da Águas do Pantanal, Samara Brant Ferreira, destacou que o acesso ao esgoto tratado deve ser compreendido como um exercício de cidadania e um direito fundamental da população.

“Todo cidadão merece ter acesso ao esgoto tratado. Cáceres hoje tem 7% de esgoto tratado, enquanto em nível nacional estamos falando de um percentual de 52%, com rumo à universalização, que é de 90%. Existe uma política nacional de saneamento básico que diz que a gente deve investir em saneamento”, afirmou.

Samara também explicou que a falta de esgotamento sanitário adequado gera consequências diretas para a população e para o meio ambiente. Entre os problemas citados estão riscos à saúde, contaminação do Rio Paraguai, comprometimento dos lençóis freáticos e aumento da incidência de doenças, especialmente entre crianças.

De acordo com a diretora, investir em saneamento é também reduzir custos futuros na saúde pública. “A cada R$ 1 investido em saneamento básico, por exemplo, R$ 4 são economizados na saúde. A população ganha qualidade de vida, saúde, e o município também ganha em valorização imobiliária”, pontuou.

Durante a audiência, a Autarquia apresentou informações sobre o projeto e esclareceu pontos relacionados à execução, ao custeio e ao funcionamento do sistema. A primeira etapa prevê cerca de 100 km de redes coletoras e atendimento aproximado de 28% das unidades residenciais e comerciais da cidade.

Samara Brant Ferreira reforçou ainda que a proposta busca dar funcionalidade ao sistema de esgotamento sanitário e permitir que Cáceres saia do atual índice de aproximadamente 7%, com perspectiva de alcançar até 75% de cobertura no horizonte de quatro a cinco anos, conforme o avanço das etapas previstas.

Outro ponto esclarecido durante o encontro foi a relação entre o financiamento, a Autarquia e a tarifa. A diretora explicou que a Águas do Pantanal possui como receita a tarifa paga pelos serviços prestados, utilizada para manutenção e operação dos sistemas de água e esgoto. Segundo ela, caso a obra fosse custeada diretamente pela Autarquia, o custo precisaria ser repassado à população por meio da tarifa.

A proposta apresentada prevê que o investimento na obra seja realizado pelo Município. Após a conclusão e disponibilização da rede, o cidadão fará a ligação do imóvel ao sistema público e passará a pagar pelo serviço de coleta, transporte e tratamento do esgoto, conforme ocorre na prestação regular do serviço.

O vereador Franco Valério, que mediou a audiência, avaliou o encontro como importante para garantir clareza, lisura e responsabilidade na análise do projeto. Segundo ele, a discussão é necessária diante da realidade de Cáceres, que ainda possui baixa cobertura de esgotamento sanitário.

“É uma reunião muito importante, talvez uma das audiências públicas mais esperadas. Se nós não dermos andamento a uma necessidade que o município tem, que é praticamente não ter esgoto na cidade, quando vamos avançar?”, afirmou.

Franco também ressaltou que o projeto seguirá o trâmite legislativo, passando pela Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, pela votação dos vereadores. Para ele, a responsabilidade do Legislativo é analisar o tema com seriedade e justiça com a cidade.

A Águas do Pantanal reforça que saneamento básico não é apenas obra. É saúde pública, dignidade, preservação ambiental, proteção ao Rio Paraguai e cuidado com o futuro de Cáceres.

A Autarquia agradece à população, aos vereadores, aos representantes das instituições presentes e aos veículos de comunicação que acompanharam a audiência e contribuíram para ampliar o acesso da sociedade à informação.

O compromisso da Águas do Pantanal é seguir atuando com transparência, responsabilidade técnica e diálogo permanente com a população.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA