Search
Close this search box.

Cáceres

ETEC Cáceres abre inscrições para cursos técnicos gratuitos; seleção será por sorteio

Publicado em

Cáceres

Unidade oferta vagas em cinco áreas no período noturno; inscrições seguem até 3 de maio e aulas começam em julho

Por Assessoria

A Escola Técnica Estadual de Cáceres abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos com início no segundo semestre de 2026. Ao todo, são ofertadas vagas para cinco formações: Administração, Enfermagem, Farmácia, Segurança do Trabalho e Cuidados com Idosos, todas no período noturno.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 3 de maio de 2026. Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso. Podem participar estudantes que já concluíram ou que estejam cursando o ensino médio.

O processo seletivo será realizado por meio de sorteio público. A lista final de inscritos aptos está prevista para o dia 18 de maio. O sorteio ocorre nos dias 22 e 23 de maio, com transmissão ao vivo. O resultado final será divulgado em 11 de junho, e o início das aulas está previsto para 21 de julho.

Para o diretor da unidade, Douglas Castrillon Jr., a oferta representa uma oportunidade concreta de qualificação profissional acessível à população. “A  educação profissional tem um impacto direto na vida das pessoas. É uma formação mais rápida, voltada para a prática e alinhada às demandas do mercado de trabalho. Nosso objetivo é ampliar o acesso e mostrar que essa é uma oportunidade real de mudança de vida”, afirma.

A coordenadora de Integração Escola-Comunidade, Ana Paula Dalmás, destaca que a instituição tem intensificado as ações de divulgação para alcançar diferentes públicos. “Muitas pessoas ainda não conhecem as oportunidades que a ETEC oferece. Por isso, estamos fortalecendo o contato com escolas, empresas e a comunidade, para garantir que essa informação chegue a quem realmente precisa”, afirma.

As vagas são distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, contemplando candidatos oriundos de escolas públicas, pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e pessoas com deficiência, conforme critérios definidos em edital.

Com aulas no período noturno, os cursos são voltados tanto para jovens que estão concluindo o ensino médio quanto para trabalhadores que buscam qualificação profissional. A formação técnica tem como foco preparar o aluno para atuação direta no mercado de trabalho.

Recursos educacionais

A instituição orienta que os candidatos acompanhem todas as etapas do processo seletivo, já que poderão ocorrer convocações para vagas remanescentes.

As inscrições devem ser feitas dentro do prazo estabelecido, e os interessados devem acompanhar todas as etapas do processo pelos canais oficiais.

 

Serviço:

 

Inscrições: 7 de abril a 3 de maio de 2026

Cursos: Administração, Enfermagem, Farmácia, Segurança do Trabalho e Cuidados com Idosos

Seleção: sorteio público

Resultado final: 11 de junho

Início das aulas: 21 de julho

 

Editalhttps://www.secitec.mt.gov.br/documents/d/secitec/edital-n-006-2026-seciteci-mt-processo-seletivo-de-alunos-para-cursos-tecnicos-nas-etecs-2-semestre

Inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCNuZ__OjHdJbZVbBuxkRJ0UUBRz2L8t3QfHEIJ-jaAJmM5w/viewform

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Águas do Pantanal participou do debate sobre o PL nº 011/2026 e apresentou informações sobre a necessidade de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto no município

Publicados

em

A Audiência Pública realizada na noite desta terça-feira, 23 de junho, na Câmara Municipal de Cáceres, reforçou a importância do debate sobre o esgotamento sanitário e a necessidade de avanço na infraestrutura de saneamento básico do município.

O encontro discutiu o Projeto de Lei nº 011/2026, que autoriza a contratação de operação de crédito para a primeira etapa das obras de esgotamento sanitário em Cáceres. A audiência reuniu vereadores, representantes do Ministério Público, equipe técnica, sociedade civil, imprensa e moradores interessados em compreender os impactos do projeto para a cidade.

Para a Autarquia Águas do Pantanal, a audiência cumpriu um papel essencial: abrir espaço para o diálogo público, a apresentação de dados, o esclarecimento de dúvidas e o acompanhamento da população sobre uma pauta diretamente ligada à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Atualmente, Cáceres possui um déficit histórico no esgotamento sanitário. Segundo as informações apresentadas durante o debate, o município conta com cerca de 7% de esgoto tratado, índice muito abaixo da média nacional, que gira em torno de 52%, e distante da meta de universalização, que prevê 90% de atendimento.

A diretora executiva da Águas do Pantanal, Samara Brant Ferreira, destacou que o acesso ao esgoto tratado deve ser compreendido como um exercício de cidadania e um direito fundamental da população.

“Todo cidadão merece ter acesso ao esgoto tratado. Cáceres hoje tem 7% de esgoto tratado, enquanto em nível nacional estamos falando de um percentual de 52%, com rumo à universalização, que é de 90%. Existe uma política nacional de saneamento básico que diz que a gente deve investir em saneamento”, afirmou.

Samara também explicou que a falta de esgotamento sanitário adequado gera consequências diretas para a população e para o meio ambiente. Entre os problemas citados estão riscos à saúde, contaminação do Rio Paraguai, comprometimento dos lençóis freáticos e aumento da incidência de doenças, especialmente entre crianças.

De acordo com a diretora, investir em saneamento é também reduzir custos futuros na saúde pública. “A cada R$ 1 investido em saneamento básico, por exemplo, R$ 4 são economizados na saúde. A população ganha qualidade de vida, saúde, e o município também ganha em valorização imobiliária”, pontuou.

Durante a audiência, a Autarquia apresentou informações sobre o projeto e esclareceu pontos relacionados à execução, ao custeio e ao funcionamento do sistema. A primeira etapa prevê cerca de 100 km de redes coletoras e atendimento aproximado de 28% das unidades residenciais e comerciais da cidade.

Samara Brant Ferreira reforçou ainda que a proposta busca dar funcionalidade ao sistema de esgotamento sanitário e permitir que Cáceres saia do atual índice de aproximadamente 7%, com perspectiva de alcançar até 75% de cobertura no horizonte de quatro a cinco anos, conforme o avanço das etapas previstas.

Outro ponto esclarecido durante o encontro foi a relação entre o financiamento, a Autarquia e a tarifa. A diretora explicou que a Águas do Pantanal possui como receita a tarifa paga pelos serviços prestados, utilizada para manutenção e operação dos sistemas de água e esgoto. Segundo ela, caso a obra fosse custeada diretamente pela Autarquia, o custo precisaria ser repassado à população por meio da tarifa.

A proposta apresentada prevê que o investimento na obra seja realizado pelo Município. Após a conclusão e disponibilização da rede, o cidadão fará a ligação do imóvel ao sistema público e passará a pagar pelo serviço de coleta, transporte e tratamento do esgoto, conforme ocorre na prestação regular do serviço.

O vereador Franco Valério, que mediou a audiência, avaliou o encontro como importante para garantir clareza, lisura e responsabilidade na análise do projeto. Segundo ele, a discussão é necessária diante da realidade de Cáceres, que ainda possui baixa cobertura de esgotamento sanitário.

“É uma reunião muito importante, talvez uma das audiências públicas mais esperadas. Se nós não dermos andamento a uma necessidade que o município tem, que é praticamente não ter esgoto na cidade, quando vamos avançar?”, afirmou.

Franco também ressaltou que o projeto seguirá o trâmite legislativo, passando pela Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, pela votação dos vereadores. Para ele, a responsabilidade do Legislativo é analisar o tema com seriedade e justiça com a cidade.

A Águas do Pantanal reforça que saneamento básico não é apenas obra. É saúde pública, dignidade, preservação ambiental, proteção ao Rio Paraguai e cuidado com o futuro de Cáceres.

A Autarquia agradece à população, aos vereadores, aos representantes das instituições presentes e aos veículos de comunicação que acompanharam a audiência e contribuíram para ampliar o acesso da sociedade à informação.

O compromisso da Águas do Pantanal é seguir atuando com transparência, responsabilidade técnica e diálogo permanente com a população.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA