Cidades
EMEI Leandro Vieira Gomes promove Dia D do Projeto Leitor com exposições e apresentações das crianças
Cidades
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Leandro Vieira Gomes realizou, nesta sexta-feira (19), o Dia D do Projeto Leitor, uma iniciativa que reúne exposições e apresentações desenvolvidas pelos alunos ao longo do semestre, valorizando a literatura como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento na primeira infância.
O Projeto Leitor já faz parte da rotina pedagógica da unidade há vários anos e tem como principal objetivo despertar o interesse das crianças pela leitura, utilizando as histórias como ponto de partida para atividades lúdicas, artísticas e de expressão. Durante o projeto, os estudantes desenvolvem trabalhos manuais, releituras de obras literárias e apresentações inspiradas nos livros trabalhados em sala de aula.
A diretora da EMEI Leandro Vieira Gomes, Valquíria Ribeiro, destacou que o Dia D é o momento de compartilhar com as famílias e a comunidade escolar todo o trabalho desenvolvido pelas crianças.
“O Projeto Leitor já acontece há alguns anos na nossa escola e tem como objetivo trabalhar a literatura com as crianças. A partir das histórias, elas desenvolvem diversas atividades e produções que hoje estão sendo apresentadas para toda a comunidade escolar. O Dia D reúne exposições e apresentações envolvendo todas as turmas da escola, desde o berçário, com crianças de um ano, até o Pré II, com alunos de cinco anos”, afirmou.
Além de incentivar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida, o projeto contribui para o desenvolvimento da imaginação, da linguagem, da coordenação motora e da criatividade, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica e participativa.
A realização do Dia D reforça o compromisso da Rede Municipal de Ensino de Primavera do Leste com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo infantil e aproximam as famílias do ambiente escolar, tornando a literatura uma importante aliada na formação das crianças.
Cidades
SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.
Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.
“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.
A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.
“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.
-
Política3 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política6 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política1 dia atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Esportes6 dias atrásTV Brasil transmite Sodiê Mesquita x Unimed Campinas no domingo
-
Cidades6 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
