Cidades
Prefeitura de Sinop intensifica fiscalização e atua para solucionar descarte irregular de esgoto no Residencial Vila Lobos
Cidades
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em atuação conjunta com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está realizando ações de fiscalização e intervenção no Residencial Vila Lobos para solucionar um problema de descarte irregular de esgoto na rede de drenagem de águas pluviais.
A situação, registrada em uma via do bairro, envolve o despejo inadequado de águas provenientes de pias, tanques e lavanderias diretamente na rede destinada exclusivamente ao escoamento da água da chuva. Além de comprometer a infraestrutura urbana, o descarte irregular provocou acúmulo de água, mau cheiro, sujeira e risco sanitário para os moradores da região.
A demanda chegou à Prefeitura por meio de reclamações da população e mobilização de lideranças locais. Diante da denúncia, equipes da Prefeitura foram acionadas para realizar vistoria técnica, identificar as causas do problema e iniciar as medidas corretivas.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, o município prontamente iniciou as ações para conter os impactos e solucionar o problema de forma definitiva. “O município foi procurado pelos moradores e, imediatamente, mobilizamos nossas equipes em conjunto com outras secretarias para atuar no local. Já iniciamos o bloqueio das saídas irregulares que estavam despejando resíduos na via pública, para conter o problema e permitir que a água acumulada seque. Paralelamente, também vamos executar as intervenções necessárias para corrigir o acúmulo de água e restabelecer as condições adequadas do local”, destacou Guida.
A Vigilância em Saúde reforça que bocas de lobo e redes de drenagem pluvial não são estruturas destinadas ao descarte de esgoto doméstico. O lançamento inadequado desse tipo de resíduo representa risco à saúde pública, favorecendo a proliferação de insetos, larvas e vetores de doenças, como a dengue.
Durante a fiscalização, foram identificados indícios de contaminação no local, incluindo resíduos orgânicos e condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Equipes de endemias também foram acionadas para atuar preventivamente.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Jorge Beviláqua, o descarte irregular é proibido por lei e pode resultar em penalidades. “O descarte de água de pia, tanque, lavanderia ou qualquer outro resíduo doméstico em vias públicas é irregular e passível de multa. Nosso objetivo inicial é orientar e educar, dando a oportunidade para que os responsáveis regularizem a situação. Porém, se o problema persistir, as medidas legais serão aplicadas com rigor”, afirmou.
O vereador Celsinho do Sopão, que acompanhou a situação de perto, destacou que a demanda chegou por meio dos próprios moradores da região, preocupados com o agravamento do problema e os riscos à saúde.
“Essa é uma situação que já vem se arrastando há algum tempo e que vinha gerando muita preocupação entre os moradores, principalmente daqueles que convivem diariamente com esse problema. Fomos procurados pela comunidade, especialmente por moradores mais diretamente afetados, que relataram o acúmulo constante de água e todos os transtornos causados por essa situação. Diante disso, buscamos apoio junto à Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para que uma solução fosse encontrada. O mais importante agora é que o problema seja resolvido, porque são famílias que estão sendo prejudicadas, convivendo com água parada e com riscos à saúde, inclusive com a presença de larvas do mosquito da dengue. Com essa mobilização conjunta, acreditamos que a situação será solucionada o mais rápido possível”, afirmou.
A Prefeitura reforça que o descarte correto deve ser feito por meio de fossas regulares ou da rede de esgoto, quando disponível. A orientação é para que toda a população esteja atenta às normas sanitárias e ambientais, evitando práticas que comprometam a saúde coletiva e a qualidade de vida nos bairros.
Cáceres
Dos pré candidatos de Cáceres, Ricardo Castella é o único que aparece em pesquisa
O Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL-MT) promove, na próxima terça-feira (30 de junho), das 8h às 11h, mais uma edição do “Dia E” (Dia de Emprego) no município de Cáceres (225 km de Cuiabá). O feirão de empregabilidade concentrará recrutadores de grandes indústrias que realizarão entrevistas técnicas presenciais e imediatas na Casa da Indústria, localizada na Rua Coronel Ponce, nº 632, no Centro.
Ao todo, serão disponibilizadas 19 vagas de emprego formais, com carteira assinada, abrangendo o mercado de Cáceres e de municípios vizinhos da Região Oeste.
Indústrias Recrutadoras e Cargos Disponíveis
A edição foca no preenchimento de posições logísticas, operacionais e do setor de vendas. De acordo com a supervisora de Empregabilidade do IEL-MT, Aurelia Souza, o diferencial da ação é a oportunidade de o candidato conversar diretamente com o contratante sem passar pelas etapas tradicionais de triagem digital.
As empresas parceiras e os respectivos postos com inscrições abertas são:
Solar Coca-Cola (Femsa): Oferta vagas de Vendedor para atuação em Mirassol d’Oeste. Para o polo de Cáceres, o recrutamento é para as funções de Operador de Execução e Vendas, Desenvolvedor de Mercado, Auxiliar de Expedição, Auxiliar de Entrega, Motorista de Entrega e Empilhador Manobrista;
Empresa Grupo Jales: Disponibiliza oportunidades para o cargo de Eletricista, com postos de trabalho distribuídos entre as cidades de Cáceres, Pontes e Lacerda, Rio Branco e São José dos Quatro Marcos.
Regras de Atendimento e Distribuição de Senhas
A coordenação do “Dia E” emitiu um alerta importante aos candidatos quanto ao horário limite de chegada. O atendimento ao público e as sabatinas ocorrerão até as 11h, porém a distribuição de senhas para as entrevistas será encerrada rigorosamente às 9h30 da manhã.
Os interessados devem comparecer munidos de documentos pessoais e levar impressas cópias atualizadas do currículo profissional.
Para esclarecer dúvidas sobre os requisitos técnicos de cada função (como exigência de Carteira Nacional de Habilitação para motoristas e empilhadores ou cursos técnicos para eletricistas), o IEL-MT disponibilizou o canal de atendimento via WhatsApp pelo número (65) 99662-5089. A organização orienta os moradores a compartilharem a ação com familiares e trabalhadores que estejam fora do mercado de trabalho para garantir o preenchimento de todo o banco de vagas.
-
Política3 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política5 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política23 horas atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Entretenimento7 dias atrásTrabalho híbrido impulsiona a busca por mesas ergonômicas
-
Mato Grosso7 dias atrásFiscalização conjunta orienta clube social em Cuiabá sobre documentação e medidas de segurança
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia6 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
